quinta-feira, 9 de julho de 2009

O QUE É PORTFOLIO E AS SUAS POTENCIALIDADES RELACIONADO COM AVALIAÇÃO


Portfolio nasceu por causes não há satisfação sobre avaliação no ensino tradicional. As práticas tradicional caracterizadas com privilegiaram a informação, ignoraram o conhecimento e não deram lugar à reflexão sobre o processo da construção do saber (Coelho e Campos, 2003). No inicio do século XX, o John Dewey definiu aprendizagem como um processo activo. Aprendizagem como um processo activo implica a mudança no sujeito que aprende, determinada experiência e aprendizagem deve umas mudanças verificada em resultado de uma experiência. Na prática ensino tradicional, o professor é centro de todos processos na sala de aula e o sucesso dependente a capacidade dos alunos aprendem e estudam durante período tempo. Esta prática está trocar com prática ensino de mudanças. Prática ensino de mudanças desenvolvida baseada nos conceitos tal como conceito ensina descoberta, teoria de construtivista, teoria de Piagetiana, teoria de Vygotsky e outras teorias que supõem a desenvolvimento prático do ensino activo. Para desenvolver os instrumentos avaliações que efectiva relacionado com prático do ensino activo, portfolio é um conceito melhor para implementados estes avaliações no processo do ensino aprendizagem.
Segundo Valadares & Graça (1998) “portfolio é uma colecção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos por este ao longo de um determinado período do tempo, de forma a poder proporcionar uma visão tão alargado e detalhada quanto possível das diferentes componentes do seu desenvolvimento (cognitiva, metacognitiva, afectiva).” Entretanto, “o portfolio na sala de aula é um instrumento de regulação e avaliação, ligado às novas práticas pedagógicas, que visa desenvolver competências, o que implica a autonomia do aluno na relação com o saber” (Coelho & Campos, 2003: 18).
Também segundo os mesmos autores, há aspectos relevantes do conteúdo do portfolio, tal como:
O conteúdo deve:
- Abranger todas as áreas do programa;
- Ser diversificado (escrito, oral, visual, tridimensional);
- Exibir processos e produtos;
- Envolver os alunos no processo de revisão, análise, reflexão e selecção.
A selecção deve basear-se em evidência:
- relacionada com os critérios ou objectivos;
- que revela o progresso conseguido ao longo do tempo;
- que mostre aprendizagens relevantes;
- que revela dificuldades de aprendizagem;
- considerada importante pelos alunos.
As vantagens de utilização o portfolio como instrumento de avaliação no ensino de mudanças na sala de aula, nomeadamente (Coelho e Campos, 2003: 30):
· Monitoriza a aprendizagem;
· Estimula o pensamento reflexão;
· Permite ao aluno avaliar as suas capacidades;
· Implica o aluno na concepção e desenvolvimento de um trabalho de projecto;
· Estimula o gosto pela aprendizagem;
· Promove uma boa relação professor - aluno;
· Proporciona a tomada de consciência das estratégias que utiliza.
Estes autores também apresentam os tipos de portfolio, seguidamente:
1. O portfolio de aprendizagem é uma colecção de trabalhos em vias de elaboração o já concluídos;
2. O portfolio de apresentação é uma colecção dos melhores trabalhos do aluno, aqui apresentados como produto ou resultado;
3. O portfolio de avaliação é uma colecção de trabalhos realizados, tendo em vista a avaliação.
Enquanto sobre escala que em geral utiliza na avaliação com portfolio, Valadares e Graça (1998) sugerem alguns níveis de avaliar portfolios, nomeadamente:
1. Nível 4 – Portfolio bastante criativo. Inclui uma variedade grande de trabalhos escritos e gráficos (individuais e grupo), projectos, investigações, fotografias, entrevistas ou filmes. Há evidências de que o aluno tem muitos recursos. É claro e revelador de um poder de comunicação excelente.
2. Nível 3 – Portfolio que indica um trabalho sólido na disciplina. Há muitos trabalhos com bom nível. O aluno é capaz de explicar razoavelmente bem os seus raciocínios e estratégias.
3. Nível 2 – Indica um conhecimento médio da disciplina. Há poucas evidências de pensamentos originais. Os trabalhos de projectos são praticamente inexistentes.
4. Nível 1 – Inclui quase todo o trabalho não criativo e consiste praticamente em trabalhos copiados do manual.
Depois de ver os níveis de avaliação dos portfolios, a seguir vamos ver também sobre qual é passo ao passo para elaboração um portfolio básico como instrumento de avaliação no nosso processo do ensino aprendizagem. Passo ao passo do elaboração de um portfolio, (Shores & Grace, 2008) apresentam dez passos para elaboração de um portfolio, tal como:
1. Estabelecer uma política para o portfólio;
2. Colectar amostras de trabalhos;
3. Tirar fotografias;
4. Conduzir consultas nos diários de aprendizagem;
5. Conduzir entrevistas;
6. Realizar registos sistemáticos
7. Realizar registo de casos;
8. Preparar relatórios narrativos;
9. Conduzir reuniões de análises de portfolios em três vias;
10. Usar portfolios em situação de transição.
Baseia-se as informações em cima mencionado, posso dizer que através deste unidade curricular (Educação Tecnologia e Multimédia) já aprendi tantas coisas relacionado com desenvolvimento a minha própria relacionado com tecnologia sobretudo os conceitos de net, blogue, moodle, slidshow, youtube, fotostory e também compreendi sobre conceito de portfólio. Desenvolvimento de blogue é uma maneira de implementação do portfolio no processo ensino aprendizagem que tinha acontecido durante um período. Eu penso que muito importante quando um professor utiliza portfolio na sua avaliação processo prático do ensino. Os professores devem utilizar portfólio para avaliar todos processos que tinham acontecer durante implemente processo ensino aprendizagem na sala de aula. Eu acho que, chega tempo agora para utilizar portfólio como instrumento de avaliação na sala de aula. Eu vou utilizar quando estarei em Timor Leste.
Referências:
Coelho, C.& Campos, J.(2003). Como abordar o portfolio na sala de aula. Porto: Porto editores.
Shores, E. & Grace, C.(2008). Manual portfólio um guia passo a passo para o professor. São Paulo: artmed editográfica.
Valadares, J. & Graça, M.(1998). Avaliando para melhorar a aprendizagem. Lisboa: Plátano Edições Técnicas
Para obter mais informações, vamos acessar este sites em baixo:
1. Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio
2. Avaliação por portfólio em Tecnologia Educativa
http://www.eseb.ipbeja.pt/kinderet/Documentos/Avalia%C3%A7%C3%A3odocfinal.pdf
3. EDUCATIONAL POTENTIAL OF E‑PORTFOLIOS FROM STUDENT LEARNING TO TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT.
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8622/1/Chapter1MariaJo%c3%a3o2008-nome.pdf
4. E-portfolio Use at Higher Education Institutions: Potential problems for Pedagogy.
http://www.formatex.org/micte2009/book/1312-1315.pdf
5. Como organizar Portefólios na sala de aula de Matemática?
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7665/1/Comunica1-%20ana_paula_M_Joao%20%282%29.pdf
6. E-PORTEFÓLIOS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
http://eportefolio.ese.ipsantarem.pt/eportefolio/images/stories/materiais/artigos/doc3.pdf.
7. Desenvolvimento de portefólios electrónicos no ensino da Matemática
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7662/1/Comunica2-ana_paula_M_Joao%20(2).pdf
8. O Uso do Google Pages como Portefólio Digital
http://prisma.cetac.up.pt/141_Uso_Google_Pages_como_Portefolio_Digital_Joao_Bottentuit_Junior_e_Clara_Coutinho.pdf

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