segunda-feira, 13 de julho de 2009

ANDO A ESTUDAR TECNOLOGIA MULTIMEDIA COM PROFESSORA DOUTORA MARIA JOÃO GOMES (UM REFLEXÃO PESSOAL DURANTE FREQUENTAVA AULA DE MULTIMEDIA

Quando começava a aula multimédia no dia 27 de Maio de 2009, eu estava pensar, como é estudar a tecnologia e multimédia? E quais grandes vantagens a estudar a tecnologia e multimédia na minha vida? Primeiro aula foi iniciado com apresentação das pessoais de cada um dos alunos e importante a professora convoca um discussão sobre os objectivos que podemos atingir durante desta aula. Eu estava confuso, porque não habitua na minha vida, uma professora convoca discussão na sala de aula sobre os objectivos que podemos atingir durante aula. Mas este realidade aumentou o meu pensamento sobre utilização o portfolio na sala de aula.
Aula foi correr bem porque a maioria dos estudantes são Portugueses que claramente já conhecem bem sobre Tecnologia e Multimédia só nós Timorenses não conhecemos o desenvolvimento a Tecnologia e Multimédia. Antigamente, nós não tínhamos portátil e também computador pessoal (PC) em casa. Depois de chegamos aqui, vamos comprar em feira nova.
Segunda aula foi explicado pela professora sobre Moodle e diversos atributos que relacionados com moodle. Criamos moodle de um dos alunos que tirar o curso a Tecnologia e Multimédia. Eu estava contente com este programa porque muito interessante. Utilização moodle como um instrumento que suporta processo ensino aprendizagem nas escolas em Portugal já tantos anos e eu queria para implementar este programa nas escolas em Timor Leste sobretudo Díli como capital de Timor Leste. Mas infelizmente difícil porque lã Timor Leste a maioria das escolas não têm equipamentos sobretudo os computador e também rede de internet não é comum mas só para lugar importante.
Depois de conheci o programa moodle, a seguir, vamos estudar também como é criar um Photo Story 3 com objectivo para nós podemos agrupar todas fotografias dentro de photo Stoty 3 e eu já apliquei este programa no dia-a-dia. Depois de estudar o programa Photo Story 3, andamos a estudar sobre como elaborar um Blogue e no fim eu podia criar um blogue com Titulo: FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE TIMOR LESTE com endereço do blogue é:
http://fcetimorleste.blogspot.com/.
Terminamos a estudar sobre blogue, continuamos a estudar sobre Ferramenta Zamzar, Site Slideshare e também um programa muito interessante é Stripcreator. Claro que, os programas como Ferramenta Zamzar e Slideshare são fácil para mim mas o programa Stripcreator é difícil para mim no assunto de copiar e guardar deste programa. Programa Ferramenta Zamzar ajuda-me para guardar os meus documentos dentro de PDF e também o programa Slideshare ajuda-me para guardar os meus documentos dentro de internet. Eu já guardei alguns documentos na net.
A aula seguir, estudamos sobre como guardar a filmagem dentro de Youtube e também estudamos sobre como copiar uma filmagem através de Youtube. Claro que esta aula têm grande vantagem para mim porque depois desta aula, eu já guardava algumas filmagens dentro do Youtube e também tirava algumas filmagens dentro do Youtube. Claramente, todas capacidades que tinha aprender através desta aula, posso utilizar máximo quando chegarei ao Timor Leste. Todos os programas que tinha aprender, eu posso dizer que eu gosto e interesso muito no programa Moodle. Eu quereria para desenvolver a minha capacidade própria relacionado com programa moodle. Porque, eu penso que este programa muito importante para ajuda-nos desenvolver processos ensino aprendizagem nas escolas em Timor Leste e sobretudo Díli como capital de Timor Leste. Se calhar professora tem tempo, eu quereria perguntar algumas coisas relacionadas com desenvolvimento programa Moodle. Todo isto, posso resumir que, durante aula Tecnologia e Multimédia, da-me uma oportunidade para aprender sobre desenvolvimento tecnologia e multimédia. Eu nunca tinha aprender na minha vida durante estava em Timor Leste mas hoje em dia, eu posso dizer que, já conhecera algumas coisas relacionadas com desenvolvimento Tecnologia e Multimédia. Muito obrigado pela ajuda e atenção da Professora que me deu durante este semestre.
Teodoro Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário