Hoje em dia, o mundo anda a desenvolvimento tecnologia e informática Desenvolvimento tecnologia e informática são uma características de um nação que categorizada nação mais avançados. Uma nação mais avançada, as populações obtém muitas oportunidades para utilizar os resultados dos desenvolvimentos tecnologia e informática. Agora, quem quer falar com outra pessoa no outro mundo, não é um problema, porque existência das tecnologias e informáticas poderão ajudar para resolver este assunto.
Um dos desenvolvimentos tecnologias e informáticas é internet. Internet pode ajudar-nos para merecer perto por outras pessoas no outro mundo. Internet pode ajudar-nos para ligar e conectar outro lugar em mundo. Claro que, existência a internet ajuda muitos desenvolvimentos mundo. Um programa importante da internet é programa blogue. Gaspar (2002) apresenta uma definição sobre um blogue é uma página web de actualização frequente onde é possível inserir diversos conteúdos, que são apresentados numa ordem cronológica inversa, ou seja, os mais recentes surgem no topo de página, enquanto os mais antigos eventualmente desaparecem da página principal e são “arquivos.” Por outra parte Aguades & Baltazar (2005) apresentam definições sobre um blogue é uma página Web onde se registam outras páginas que o autor considera interessantes. Os primeiros blogues surgiram em 1997 com conceito “Scripting new” de Dave Winer e o “Robot Wisdom” de Jorn Borger. É talvez o Jorn Borger reconhecido como uma pessoa que criou o blogue. Baseia-se estes conceitos mencionado em cima, em 1999 começam a ser publicadas algumas compilações de links de blogue.
O blogue tem várias potencialidades da utilização pelos humanos. Um deles é potencialidade na área de pedagógicas. Antes disso, vamos olhar as vantagens da utilização de um blogue. Orihuela & Santos (citado por Carvalho, et at, 2006) apresentam três vantagens da utilização do blogue são:
1. A criação e os agrupamentos das ferramentas de publicação são mais fácil;
2. O blogue permite ao usuários centrar-se no conteúdo do desenvolvimento de um blogue
3. Os usuários disponibilizam para apresentar funcionalidades de um blogue com comentários, arquivos, fotos, filmagens e outros documentos importantes.
E depois vamos olhar diversos autores que apresentam diversos potencialidade pedagógicas que relacionado com utilização de um blogue:
1. O blogue pode ajudar os alunos e os professores a comunicar mais e melhor (Barbara & Granada, 2004);
2. Publicar um espaço visível por todos (Salleh, 2005);
3. A partilha de texto é uma porta aberta para a troca de experiencias com outros escolas (Barbara & Granada, 2004);
4. Criar uma comunidade de aprendizagem com um tema que interesse a todos os membros;
5. Possibilitar a intervenções e o dialogo com mais pessoas;
6. A divulgação de projectos escolares o organização de um trabalho de investigação e registo trabalho de campo.
Um dos desenvolvimentos tecnologias e informáticas é internet. Internet pode ajudar-nos para merecer perto por outras pessoas no outro mundo. Internet pode ajudar-nos para ligar e conectar outro lugar em mundo. Claro que, existência a internet ajuda muitos desenvolvimentos mundo. Um programa importante da internet é programa blogue. Gaspar (2002) apresenta uma definição sobre um blogue é uma página web de actualização frequente onde é possível inserir diversos conteúdos, que são apresentados numa ordem cronológica inversa, ou seja, os mais recentes surgem no topo de página, enquanto os mais antigos eventualmente desaparecem da página principal e são “arquivos.” Por outra parte Aguades & Baltazar (2005) apresentam definições sobre um blogue é uma página Web onde se registam outras páginas que o autor considera interessantes. Os primeiros blogues surgiram em 1997 com conceito “Scripting new” de Dave Winer e o “Robot Wisdom” de Jorn Borger. É talvez o Jorn Borger reconhecido como uma pessoa que criou o blogue. Baseia-se estes conceitos mencionado em cima, em 1999 começam a ser publicadas algumas compilações de links de blogue.
O blogue tem várias potencialidades da utilização pelos humanos. Um deles é potencialidade na área de pedagógicas. Antes disso, vamos olhar as vantagens da utilização de um blogue. Orihuela & Santos (citado por Carvalho, et at, 2006) apresentam três vantagens da utilização do blogue são:
1. A criação e os agrupamentos das ferramentas de publicação são mais fácil;
2. O blogue permite ao usuários centrar-se no conteúdo do desenvolvimento de um blogue
3. Os usuários disponibilizam para apresentar funcionalidades de um blogue com comentários, arquivos, fotos, filmagens e outros documentos importantes.
E depois vamos olhar diversos autores que apresentam diversos potencialidade pedagógicas que relacionado com utilização de um blogue:
1. O blogue pode ajudar os alunos e os professores a comunicar mais e melhor (Barbara & Granada, 2004);
2. Publicar um espaço visível por todos (Salleh, 2005);
3. A partilha de texto é uma porta aberta para a troca de experiencias com outros escolas (Barbara & Granada, 2004);
4. Criar uma comunidade de aprendizagem com um tema que interesse a todos os membros;
5. Possibilitar a intervenções e o dialogo com mais pessoas;
6. A divulgação de projectos escolares o organização de um trabalho de investigação e registo trabalho de campo.
Por outro lado, Gomes (2005) apresenta as potencialidades um blogue como “recurso pedagógico” e “estratégia pedagógico.” Um blogue como “recurso pedagógico” podem ser:
1. Um espaço de acesso a informação especializada.
2. Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor
Enquanto um blogue como “estratégia pedagógica” podem assumir a forma de:
1. Um portfolio digital
2. Um espaço de intercambio e colaboração
3. Um espaço de debate – role playing.
4. Um espaço de integração.
Na utilização o blogue como meios de aprendizagem deve ter características. Efimova & Fieldler (2004) apresentam as características nas aprendizagens das comunidades de blogues. As características são:
1. Aprendizagens acontecem a partir de múltiplas perspectivas, graças aos vários contributos;
2. Aprendizagens poderão ser induzidos por grupo organizados, mais académicos e por grupo não organizados;
3. Aprendizagens recebem novas perspectivas a partir da leitura regular de blogue com qualidade;
4. Aprendizagens promovem uma reflexão sobre a própria aprendizagem.
Enquanto de características do blogue como meios de aprendizagem, na utilização o blogue como instrumentos de aprendizagens têm vários tipologias de um blogue. As tipologias de blogue são:
1. Os blogues de professores
Os professores utilizam o blogue:
- como um tipo de diário;
- Um local onde disponibilizam informações sobre as aulas, os programas, as matérias dadas, os resumos das aulas, as bibliografias, etc;
- Um espaço para forma de se organizar as matérias leccionada.
2. Os blogues de alunos
Os alunos utilizam o blogue:
- Serem avaliados de uma disciplina;
- Como apontadores com links para artigos, blogues, sites, estudos que interessantes, uma forma organização e locas onde encontrar com colegas.
- um espaço no ambiente trabalho grupo e também trabalho individual.
3. Os blogues de disciplinas
Criação destes blogues com objectivos principal é dar continuidade ao espaço de sala de aula mas de forma colectiva que obriga todos membros participaram no neste espaço do blogue.
Baseia-se estas informações em cima, posso concluir que um blogue tem muitas potencialidades para os usuários sobretudo para os professores e os alunos. Os professores podem utilizar o blogue para desenvolver as matérias nas aulas, disponibilizam as informações que relacionado os conteúdos das matérias na sala de aula para os alunos. No contexto a minha formação no tempo passado. Quando era frequentar curso licenciatura em Indonésio, nunca aprendi sobre o blogue e também nunca conheci o que é blogue. Porque em Indonésia, a internet menos desenvolvido e os alunos não tinham oportunidades para obter mais sobre informação através de internet. Hoje em dia, eu como professor já conheci sobre o que é blogue e porque utiliza um blogue e como utiliza um blogue e também qual é as potencialidades de utilização do blogue relacionado com a educação. Hoje em Timor Leste, a internet não disponibiliza para ao comum mais espero que no futuro, o governo vai desenvolver este espaço para dar oportunidade aos comuns sobretudo os alunos e os professores, tanto ensino básico ate ensino superior para utilizam a internet no desenvolvimento vida académica própria deles. Através este unidade curricular, Educação Tecnologia e Multimédia, eu já aprendi muitas coisas relacionado com desenvolvimento um blogue como espaço do ensino aprendizagem e também como espaço do portfolio da avaliação dos alunos e também dos professores. No futuro, posso aprender mais sobre desenvolvimento este blogue para quando estou em Timor Leste, posso utilizar para suportar o meu ensino aprendizagem na sala de aula em Díli – Timor Leste. Este artigo desenvolvido baseado artigos que mencionados em baixo:
1. BLOGUE: UMA FERRAMENTA COM POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO
1. Um espaço de acesso a informação especializada.
2. Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor
Enquanto um blogue como “estratégia pedagógica” podem assumir a forma de:
1. Um portfolio digital
2. Um espaço de intercambio e colaboração
3. Um espaço de debate – role playing.
4. Um espaço de integração.
Na utilização o blogue como meios de aprendizagem deve ter características. Efimova & Fieldler (2004) apresentam as características nas aprendizagens das comunidades de blogues. As características são:
1. Aprendizagens acontecem a partir de múltiplas perspectivas, graças aos vários contributos;
2. Aprendizagens poderão ser induzidos por grupo organizados, mais académicos e por grupo não organizados;
3. Aprendizagens recebem novas perspectivas a partir da leitura regular de blogue com qualidade;
4. Aprendizagens promovem uma reflexão sobre a própria aprendizagem.
Enquanto de características do blogue como meios de aprendizagem, na utilização o blogue como instrumentos de aprendizagens têm vários tipologias de um blogue. As tipologias de blogue são:
1. Os blogues de professores
Os professores utilizam o blogue:
- como um tipo de diário;
- Um local onde disponibilizam informações sobre as aulas, os programas, as matérias dadas, os resumos das aulas, as bibliografias, etc;
- Um espaço para forma de se organizar as matérias leccionada.
2. Os blogues de alunos
Os alunos utilizam o blogue:
- Serem avaliados de uma disciplina;
- Como apontadores com links para artigos, blogues, sites, estudos que interessantes, uma forma organização e locas onde encontrar com colegas.
- um espaço no ambiente trabalho grupo e também trabalho individual.
3. Os blogues de disciplinas
Criação destes blogues com objectivos principal é dar continuidade ao espaço de sala de aula mas de forma colectiva que obriga todos membros participaram no neste espaço do blogue.
Baseia-se estas informações em cima, posso concluir que um blogue tem muitas potencialidades para os usuários sobretudo para os professores e os alunos. Os professores podem utilizar o blogue para desenvolver as matérias nas aulas, disponibilizam as informações que relacionado os conteúdos das matérias na sala de aula para os alunos. No contexto a minha formação no tempo passado. Quando era frequentar curso licenciatura em Indonésio, nunca aprendi sobre o blogue e também nunca conheci o que é blogue. Porque em Indonésia, a internet menos desenvolvido e os alunos não tinham oportunidades para obter mais sobre informação através de internet. Hoje em dia, eu como professor já conheci sobre o que é blogue e porque utiliza um blogue e como utiliza um blogue e também qual é as potencialidades de utilização do blogue relacionado com a educação. Hoje em Timor Leste, a internet não disponibiliza para ao comum mais espero que no futuro, o governo vai desenvolver este espaço para dar oportunidade aos comuns sobretudo os alunos e os professores, tanto ensino básico ate ensino superior para utilizam a internet no desenvolvimento vida académica própria deles. Através este unidade curricular, Educação Tecnologia e Multimédia, eu já aprendi muitas coisas relacionado com desenvolvimento um blogue como espaço do ensino aprendizagem e também como espaço do portfolio da avaliação dos alunos e também dos professores. No futuro, posso aprender mais sobre desenvolvimento este blogue para quando estou em Timor Leste, posso utilizar para suportar o meu ensino aprendizagem na sala de aula em Díli – Timor Leste. Este artigo desenvolvido baseado artigos que mencionados em baixo:
1. BLOGUE: UMA FERRAMENTA COM POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO
Ana Amélia A. Carvalho, Adelia Moura, Luis Pereira, Sónia Cruz, 2006
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf
2. Blogs help students think for themselves
2. Blogs help students think for themselves
Anna Salleh, 2005
http://www.abc.net.au/science/news/stories/s1450106.htm
3. LEARNING WEBS: LEARNING IN WEBLOG NETWORKS
http://www.abc.net.au/science/news/stories/s1450106.htm
3. LEARNING WEBS: LEARNING IN WEBLOG NETWORKS
Lilia Efimova, 2004
https://doc.novay.nl/dsweb/Get/Document-35344/
https://doc.novay.nl/dsweb/Get/Document-35344/
4. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica
Maria João Gomes, 2005
Sem comentários:
Enviar um comentário