"O Portfolio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfolio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfolios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio."(Wikipedia Livre, 2009). Segundo Coelho e Campos (2003,p.14) “portfólio é uma colecção de documentos organizados e poderíamos mesmo defini-lo como “dossier” dos diferentes trabalhos realizados pelo aluno, termo este que é sobejamente conhecido dos professores, mas que terá aqui outras implicações que não, apenas, uma compilação de documentos apensos.” “O portfolio em ensino pode ser um conjunto de realização que permite ao professor reflectir sobre as suas práticas para melhorar o ensino. O portfolio do aluno é também um conjunto de realização que permite visualizar o conjunto das experiências escolares, sócio - culturais e comunitários que poderá ser um instrumento de promoção para o prosseguimento dos seus estudos ou mesmo para encontrar em emprego” (p.15). “O portfolio na sala de aula é uma instrumento de regulação, ligado às novas práticas pedagógicas, que visa desenvolver competências, o que implica a autonomia do aluno na sua relação com a saber”(p.18).
Kingore (2008) apresenta as razões de utilização do portfolio na avaliação no processo de aprendizagem na sala de aula, tal como:
· Feedback para os estudantes para reforçar o auto-conceito e metas que tinha mudado
· Feedback para os estudantes para reforçar o auto-conceito e metas que tinha mudado
pelas crianças ao longo do tempo.
· Oportunidade para os aluno fazem auto-avaliação e auto-reflexão sobre as suas trabalhos;
· Demonstração os esforços das crianças, preferências modos de aprendizagem, transferir os
· Oportunidade para os aluno fazem auto-avaliação e auto-reflexão sobre as suas trabalhos;
· Demonstração os esforços das crianças, preferências modos de aprendizagem, transferir os
conhecimentos e compreensão conceptual;
· Instrumento de comunicação entre as crianças, as famílias e os educadores;
· Documentação as informações sobre desenvolvimento dos alunos como instrumento de
· Instrumento de comunicação entre as crianças, as famílias e os educadores;
· Documentação as informações sobre desenvolvimento dos alunos como instrumento de
avaliação;
· Estabelecimento entre conhecimento prévio e processo aprendizagem actual;
· Suporta para e substancial de aprendizagem acomodações especiais;
· Feedback para os professores para melhorar processos aprendizagens na sala de aula.
· Estabelecimento entre conhecimento prévio e processo aprendizagem actual;
· Suporta para e substancial de aprendizagem acomodações especiais;
· Feedback para os professores para melhorar processos aprendizagens na sala de aula.
Baseia-se estes definição do portfolio em cima, posso concluir-se que portfolio é uma colecção de todos trabalhos que podemos utilizar para implementa alguns dicisões fundamentais no qualquer instituições. Para compreender melhor sobre as potencialidades do portfolio, vamos apreender mais através destes textos em baixo seguido:
1. ePortfolios and eArgumentation2. Educational potential of e-portfolios : from student learning to teacher professional development
3. Exploring coalition behaviour in the allocation of Portuguese local government portfolios
4. ePortfolio : the state of the art in Portugal (from the 1st Meeting in Braga, July)
5. The use of Web 2.0 tools to develop e-portfolios in a teacher training program : an exploratory survey
6. The use of GooglePage and GoogleDocs to develop e-portfolios in a post graduate Teacher Education Program : an example from Portugal
7. Desenvolvimento de portefólios electrónicos no ensino da matemática
8. Avaliação em matemática escolar implementando portfolios de aprendizagem dos alunos : contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores
9. E-portefólios : um estudo de caso no ensino da matemática
10. Como organizar portefólios na sala de aula de matemática?
11. Currency substitution, portfolio diversification and money demand
12. E-portefólio : um estudo de caso(TESE)
13. Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas
Sem comentários:
Enviar um comentário