sexta-feira, 3 de julho de 2009

OS BLOGUES E AS SUAS POTENCIALIDADES DE UTILIZAÇÃO

A escola é mais do que um lugar de escolarização no sentido restrito devendo organizar-se e assumir-se como um espaço de educação, de preparação para a cidadania consciente, de combate às desigualdades sociais. Nesse sentido, cada vez são mais, e mais exigentes, as responsabilidades que, formal e informalmente a escola e os professores são chamados a assumir. Dentro deste espírito, a escola tem sido chamada a intervir no combate à info-exclusão, nomeadamente integrando nas suas práticas o recurso às tecnologias de informação e comunicação, fazendo destas instrumentos úteis ao serviço do ensino e da aprendizagem e simultaneamente preparando os seus alunos para actuarem e intervirem num mundo onde as tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes. Neste contexto, e apesar das limitações existentes, é possível identificar nas escolas de diferentes níveis de escolaridade, práticas pedagógicas, mais ou menos institucionais, frequentemente da iniciativa de um número relativamente reduzido de professores, que procuram explorar do ponto de vista do seu potencial educativo, os diferentes serviços e ferramentas disponíveis na Internet. De entre os serviços disponíveis na web que nos últimos anos têm sido “adoptados” pelos professores como recurso e como estratégia pedagógica ao serviço do ensino e a da aprendizagem, incluem-se os blogues. O crescimento da “blogosfera educacional” e de práticas pedagógicas associadas à exploração pedagógica dos blogues torna relevante o desenvolvimento de estudos que nos permitam identificar e caracterizar as práticas existentes e definir linhas de desenvolvimento futuro. Foi no sentido de contribuirmos para esse esforço que desenvolvemos um estudo centrado na identificação e caracterização das práticas de uso dos blogues por parte de professores de ciências e que é o objecto desta comunicação.
Para obter mais informações sobre potencialidades dos blogues, vamos acesso estes sites em baixo.
1. Utilização dos blogues por docentes de ciências : um estudo exploratório
2. A blogosfera : perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação
3. A blogosfera escolar portuguesa : contributos para o conhecimento do estado da arte
4. O blogue : uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e de comunicação na aula de francês
5. Blogues escolares: quando, como e porquê?
6. Utilização de blogues na formação inicial de professores : um estudo exploratório
7. Blogue : uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino
8. O blogue e o podcast para apresentação da aprendizagem com webquests
9. Cooperative learning in higher education using weblogs
10. Weblogs e jornalismo : um exemplo de aproximação na universidade portuguesa
11. Blog e wiki : os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0
12. Infusing technology in pre service teacher education programs in Portugal : an experience with weblogs
13. Weblogs and Journalism : an uneasy relation (the Portuguese case)
Todos sites em cima, estão no RepositórUM Universidade do Minho Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário